domingo, 14 de junho de 2020

PORTUGUÊS 3º B, C

.E.SÃO BERNARDO DO CAMPO

E.E.OMAR DONATO BASSANI

Profª:Ana Maria                                Língua Portuguesa

TEMA:Atividades de Leitura e interpretação com Figuras de Linguagem

Habilidade:34;11;41-Identificar recursos semânticos;Inferir propostas;Comparar e confrontar pontos de vista...

Letra de música:Amor é fogo que arde   Legião Urbana

                                                                          Renato Russo

Monte castelo

Legião Urbana

Ainda que eu falasse a língua do homens

E falasse a lí­ngua do anjos, sem amor eu nada seria

É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade

O amor é bom, não quer o mal

Não sente inveja ou se envaidece

O amor é o fogo que arde sem se ver

É ferida que dói e não se sente

É um contentamento descontente

É dor que desatina sem doer

Ainda que eu falasse a lí­ngua dos homens

E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria

É um não querer mais que bem querer

É solitário andar por entre a gente

É um não contentar-se de contente

É cuidar que se ganha em se perder

É um estar-se preso por vontade

É servir a quem vence, o vencedor

É um ter com quem nos mata a lealdade...

Monte Castelo - Legião Urbana - LETRAS.MUS.BRwww.letras.mus.br › Pop Rock › Legião      

 

1ª)Analisando a letra da música Monte Castelo, pode-se afirmar que a figura de linguagem predominante é:
(a) Antítese.
(b)Prosopopeia.
(c)Paradoxo.
(d)Metonímia.
(e)Hipérbole.

 

2ª) (ENEM-2004)

Cidade grande

 

Que beleza, Montes Claros.

Como cresceu Montes Claros.

Quanta indústria em Montes Claros.

Montes Claros cresceu tanto,

ficou urbe tão notória,

prima-rica do Rio de Janeiro,

que já tem cinco favelas

por enquanto, e mais promete.( Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:

a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.

b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.

c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.

e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

3ª) Relacione as definições abaixo com as figuras de linguagem:

( ) Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos.

( ) Figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de enfatizá-la ou destacá-la.

( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência, proximidade.

( ) Figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.

( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou grosseira.

( ) Figura de linguagem que consiste em aproximar dois termos a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.

1. Eufemismo.

2. Metáfora.

3. Comparação.

4. Prosopopeia ou personificação.

5. Hipérbole.

6. Metonímia

a) 6 – 4 – 2 – 1 – 3 – 5

b) 5 – 6 – 1 – 2 – 3 – 4

c) 2 – 5 – 6 – 4 – 1 – 3

d) 2 – 6 – 5 – 4 – 1 – 3

e) 1 – 2 – 6 – 5 – 4 – 3

****Mais a atividades da apostila azul(aprender sempre – Exercícios 01,02 e 03 enviar respostas pelo What’s ou pelo e-mail institucional abaixo:

anamariadias@prof.educacao.sp.gov.br

 


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