domingo, 28 de junho de 2020

MATEMÁTICA 3° B.C

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professor Alessandro 

Atividades da semana de: 29/06 à 03/07

Orientações:

  • Copiar a teoria e os exemplos  e resolva as questões 

  • Use régua para a construção do plano 


Série/ Turma 

3º B e C


Objetos de estudo

Plano de Argand-Gauss


Competências/habilidades

Saber expressar o significado dos números complexos por meio do plano de Argand-Gauss.


Tempo de estudo


4 aulas 




A cada número complexo z = a + bi, podemos associar um ponto P no plano cartesiano. No complexo podemos representar a parte real por um ponto no eixo real, e a parte imaginária por um ponto no eixo vertical, denominado eixo imaginário.

A este ponto P, correspondente ao complexo z = a +bi, chamamos de imagem ou afixo de z. Observe a representação da interpretação geométrica dos números complexos:

Exemplos: 

Representando geometricamente um número complexo: (Lembrem-se que fizemos isso em aula)

a) z = 1 + i, A(1,1)

b) z = 3 + 2i, B(3,2)

c) z = -2 + 4i, C(-2,4)

d) z = -3 -4i, D(-3,-4)

e) z = 2 + 2i, E(2,2)

f) z = 4i, F(0,4)

g) z = -5, G(-5,0)






Agora é com você: 

a) z1 = 4 + 6i

b) z2 = − 3 − i

c) z3 = − 2 + 4i

d) z4 = 5i + 4

e) z5 = 5 − 2i

f) w = 3 + 5i

g) u = 6 + 3i

h) t = -7 + 2i

i) q = -10 - 9i

j) r = 9 - 5i



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