ESCOLA
OMAR DONATO BASSANI
PROFESSOR: Marcos Dos Santos Morado e Claudinei Melo
Atividades da semana de 22/06 á 26/06
Orientações
· Fazer Relatório do Reino Plantae e
Protoctista
· Entregar Atividades até 26/06 pelo whats +55 11 99177-9986
3
email neibiomello@gmail.com- prof NEI
Qualquer dúvida: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioplantas.php
Ano
/ Série |
3ºs
B/C |
Objetos
de Estudo |
Ler
os textos Interpretar
/ Entender |
Competências
/ Habilidades |
Ações
Interpretativas Produção
de textos base |
Tempo
de Estudo |
45
minutos aula sendo duas aulas semanais. |
Reino Plantae ou Metaphyta
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos
elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm
uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos,
seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo
da fotossíntese.
Utilizando a luz, ou seja, a energia
luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da
água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.
As plantas, juntamente com outros seres
fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos
seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer
o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para
a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás
na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície
da Terra.
Segundo a hipótese mais aceita, elas
evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses
ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se
desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de
clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.
A partir dessas e de outras
semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das
plantas.
Há cerca de 500 milhões de anos, as
plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às
plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não
chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido
à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses
fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.
Mas e quanto a presença da água, tão necessária à vida?
Ao compararmos o ambiente terrestre com
o ambiente aquático, verificamos que no terrestre a quantidade de água sob a
forma líquida é bem menor e também que a maior parte dela está acumulada no
interior do solo.
Como, então, as plantas sobrevivem no
ambiente terrestre? Isso é possível porque elas apresentam adaptações
que lhes possibilitam desenvolver no ambiente terrestre e ocupá-lo
eficientemente. As plantas adaptadas ao ambiente terrestre apresentam, por
exemplo, estruturas que permitem a absorção de água presente no solo e outras
estruturas que impedem a perda excessiva se água. Veremos mais adiante como
isso ocorre.
Devemos lembrar que alguns grupos de
plantas continuaram sobrevivendo em ambiente aquático.
Classificação das plantas
As plantas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Vistas em conjunto, como nesta foto, parecem todas iguais. Mas na realidade existem vários tipos de planta e elas ocupam os mais diversos ambientes.
Você já sabe que para classificar, ou
seja, organizar diversos objetos ou seres em diferentes grupos, é preciso
determinar os critérios através dos quais identificaremos as semelhanças e as
diferenças entre eles.
Vamos ver agora como as plantas podem
ser classificadas.
O reino das plantas é constituído de
organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.
É necessário definir outros critérios
que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos
abrangentes que o reino.
Em geral, os cientistas consideram como
critérios importantes:
- a característica da planta
ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores
de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva
elaborada);
- ter ou não estruturas
reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos de plantas
- Criptógama: palavra composta por cripto,
que significa escondido, e gama, cujo significado está
relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa,
portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou
seja, sem semente.
- Fanerógama: palavra composta por fanero,
que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta
palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura reprodutiva
visível". São plantas que possuem semente.
- Gimnosperma: palavra composta por gimmno,
que significa descoberta, e sperma, semente. Esta palavra
significa, portanto, "planta com semente a descoberto" ou
"semente nua".
- Angiosperma: palavra composta
por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto)
e sperma, semente. A palavra significa, "planta com
semente guardada no interior do fruto".
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