domingo, 28 de junho de 2020

HISTÓRIA 3° A,B,C

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Patricia e Diógenes - História

Atividades da semana de: 29/06 a 03/07

Orientações:

Leia o texto a seguir:

Segunda Guerra Mundial

A década de 30 do século XX foi marcada pela radicalização do nacionalismo exaltado, característicos dos regimes nazistas e fascistas, e pelo crescente espírito militarista. A Liga das Nações encontrava-se cada vez mais desacreditada em suas promessas pacifistas. No continente europeu, a paz era mantida em condições precárias. Todo esse processo levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Adolf Hitler, em 1934, apesar dos impedimentos determinados pelo Tratado de Versalhes, iniciou a restruturação do exército da Alemanha, a fim de viabilizar a expansão territorial do país. Em 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e os Sudetos, região Alemanha da atual república Tcheca, e em 1939, invadiu a Polônia, despertando reações da França e da Inglaterra, o que motivou o início da Segunda Guerra Mundial. A Itália, o Japão e a Alemanha formaram a aliança militar conhecida como Eixo, obtendo vitorias consideráveis de 1940 a 1942.

Apenas em 1941 os norte americanos passaram a participar do conflito, após o ataque dos japoneses a sua base de Pearl Harbour, no pacífico, ao lado da França, Inglaterra e União Soviética- chamados Aliados.

 

1-    Faça leitura do texto, pesquise sobre o assunto (Segunda Guerra Mundial), e responda as perguntas a seguir:

a-) Explique o Processo histórico que culminou com o início da Segunda Guerra Mundial.

 

b-) Qual foi a relação entre Alemanha e União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial?

 

C-) Como se deu a entrada da URSS e dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial?

 

d-) O que foi o Holocausto?

e-) Quais foram os acordos de paz firmados que colocaram fim na Segunda Guerra Mundial.

 

2-    Para aprofundamento sobre o assunto sugiro que você faça a leitura ou assista o filme “ O menino de pijama listrado”, após faça um relatório com suas considerações sobre a obra.

 

 

 

● Entregar as atividades até 9 de julho através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588

● Qualquer dúvida entrar em contato com por e mail ou WhatsApp

Ano / série: 3 anos A, B e C

Objetos de estudo: A Guerra Civil Espanhola

Competências/Habilidades: Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e à saúde de populações humanas, por meio de diferentes indicadores. Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens. Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. Analisar os efeitos da globalização da economia e os processos de interdependência entre as economias nacionais acentuados por esse processo. Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais. Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira. Investigar criticamente o significado dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira. Estabelecer relações entre as obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração.

Tempo de estudo:   2 aulas de 45 min

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário