ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Patricia e Diógenes - História
Atividades da semana de: 29/06 a 03/07
Orientações:
● Leia o texto a seguir:
Segunda Guerra
Mundial
A década de 30 do século
XX foi marcada pela radicalização do nacionalismo exaltado, característicos dos
regimes nazistas e fascistas, e pelo crescente espírito militarista. A Liga das
Nações encontrava-se cada vez mais desacreditada em suas promessas pacifistas.
No continente europeu, a paz era mantida em condições precárias. Todo esse
processo levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Adolf Hitler, em 1934,
apesar dos impedimentos determinados pelo Tratado de Versalhes, iniciou a
restruturação do exército da Alemanha, a fim de viabilizar a expansão
territorial do país. Em 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e os Sudetos,
região Alemanha da atual república Tcheca, e em 1939, invadiu a Polônia,
despertando reações da França e da Inglaterra, o que motivou o início da
Segunda Guerra Mundial. A Itália, o Japão e a Alemanha formaram a aliança
militar conhecida como Eixo, obtendo vitorias consideráveis de 1940 a 1942.
Apenas em 1941 os norte
americanos passaram a participar do conflito, após o ataque dos japoneses a sua
base de Pearl Harbour, no pacífico, ao lado da França, Inglaterra e União
Soviética- chamados Aliados.
1- Faça leitura do texto,
pesquise sobre o assunto (Segunda Guerra Mundial), e responda as perguntas a seguir:
a-)
Explique o Processo histórico que culminou com o início da Segunda Guerra
Mundial.
b-)
Qual foi a relação entre Alemanha e União Soviética durante a Segunda Guerra
Mundial?
C-)
Como se deu a entrada da URSS e dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial?
d-)
O que foi o Holocausto?
e-)
Quais foram os acordos de paz firmados que colocaram fim na Segunda Guerra
Mundial.
2- Para aprofundamento sobre o assunto
sugiro que você faça a leitura ou assista o filme “ O menino de pijama listrado”,
após faça um relatório com suas considerações sobre a obra.
● Entregar as atividades até 9 de julho através
do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588
● Qualquer
dúvida entrar em contato com por e mail ou WhatsApp
Ano / série: 3
anos A, B e C
Objetos de estudo:
A Guerra Civil Espanhola
Competências/Habilidades: Analisar
fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às
condições de vida e à saúde de populações humanas, por meio de diferentes
indicadores. Identificar diferentes formas de representação de fatos
econômico-sociais expressos em diferentes linguagens. Caracterizar formas de
circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no
espaço. Analisar os efeitos da globalização da economia e os processos de
interdependência entre as economias nacionais acentuados por esse processo.
Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais. Identificar
os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas
regulamentadoras da sociedade brasileira. Investigar criticamente o significado
dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade
brasileira. Estabelecer relações entre as obras de arte e o contexto histórico
de sua elaboração.
Tempo de
estudo: 2 aulas de 45 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário