sábado, 15 de agosto de 2020

PORTUGUÊS 3º B,C

 Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo 

EE OMAR DONATO BASSANI


ROTEIRO Ag3 EAD 3ºanos-3ºBIMESTRE  -SEMANA DE 17 A 21/08/20


1. PROFESSOR:ANA MARIA DIAS

anamariadias@prof.educacao.sp.gov.br

WHAT’S do grupo


2.TURMA:3ººanos B-C

3. DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA



4. TEMA:Revisão – Artigo de Opinião III//


5. OBJETIVOS:Fazer uma revisão das habilidades trabalhadas no Caderno do Aluno do 2º

Bimestre, com base no estudo das características e da produção do gênero textual

artigo de opinião.

Análise crítica do texto literário, com base nas atividades do

Caderno do Aluno do 3º Bimestre.



7. HABILIDADES:“Reconhecer as características e a organização de um artigo

de opinião.”  “Produzir um artigo de opinião, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração.” Analisar criticamente as relações entre a poesia da modernidade e a construção do mundo atual.




ATIVIDADES:Conteúdos -Revisão da organização e da elaboração do artigo de opinião.

Atividades propostas: (páginas 115 a 117)SPFE Caderno do Aluno, Currículo Língua Portuguesa, 3ª série, 2º bimestre, p. 115 a 117,2020.


Aula anterior:Artigo de opinião. Análise do desenvolvimento de um artigo de opinião. Análise da conclusão de um artigo de opinião.

RESPONDA:


1-)Qual é a diferença entre senso comum e senso crítico?_______________________________________________________________

2-)O que se entende por “questão polêmica”?______________________________

3-)O currículo do Ensino Médio, segundo a BNCC, precisa garantir:


A formação do jovem __________, _____________ e ___________.

4-)Cite autoridades, livros e pensadores que abordam assuntos relacionados ao tema mundo pós-pandemia._____________________________________________

______________________________________________________________________

5-)Em sua opinião, estamos na era da Revolução 4.0?________________________

6-)Quais habilidades o profissional do futuro deve ter?_______________________

7-)O que se entende por “tese”?__________________________________________


8-)Proposta de redação

Estamos na era da Revolução 4.0, a transformação das relações humanas de

mercado de trabalho, e ao mesmo tempo enfrentamos uma pandemia que mudou

radicalmente a rotina de um povo e poderá causar impactos irreversíveis na vida,

na rotina e na economia.


Após as reflexões, apresente possíveis teses sobre o tema:


“Covid-19 x comportamento humano.”


“Que mundo poderemos ter pós-pandemia?”


9-)Devemos esperar que algumas pessoas perderão o emprego, e até empresas irão falir já que não poderão acompanhar a evolução do mercado, uma população um pouco reduzida por causa da pandemia, e uma aceleração  da revolução 4.0


(a)Como escrever o trecho acima, de forma clara e objetiva?__________________


10-)Elabore um argumento de causa e efeito para defender a seguinte tese:


“Pós-pandemia teremos um mundo em adaptação em face das novas relações de trabalho”.


Agora é a sua vez!

Escolha um tema atual e elabore um projeto de texto.


Produza uma apresentação em vídeo de 2 min.

**************************************************************************************************

Aula parte II

Um bate-papo sobre leitura

Leitura do texto “Pedintes literários”, de Alba Altróz.


Reflexões sobre a promoção da competência leitora no século XXI.

Caderno do Aluno Atividades propostas: página 95.

Ao realizar as atividades a seguir, você desenvolverá habilidades que vão

auxiliá-lo a conhecer a relação entre a literatura brasileira e a literatura africana

em Língua Portuguesa, a resgatar e valorizar a literatura popular de cordel, a

analisar e desenvolver o gênero textual argumentativo e a produzir uma resenha

crítica.


Dessa forma, apresentamos:

A literatura na construção do mundo atual. Literatura de cordel. Literatura africana em Língua Portuguesa. Resenha crítica. Estudo de recursos morfológicos, estilísticos e semânticos. Planejamento, revisão e autocorreção da produção textual escrita.


RESPONDA:

1-)A tecnologia pode incentivar a leitura entre jovens?_______________________

2-)Você prefere filme ou livro?____________________________________________

Literatura marginal e/ou periférica

Denominamos marginal e/ou periférico tudo o que está à margem de. Dessa forma, o escritor desse gênero não está apenas “à margem” das grandes editoras, mas de todo o estereótipo social dos grandes escritores burgueses.


A linguagem é própria do lugar de fala, geralmente, de regiões periféricas onde habitam os excluídos, o favelado, o negro, o marginal etc.A valorização do local de fala na literatura teve como marco inicial no Brasil a obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, escritor pré-modernista. Nessa narrativa, Policarpo propõe o reconhecimento da língua tupi como língua nacional.

RESPONDA:

Ao observar a leitura, o que chamou sua atenção?Comente:_____________________________________________________


“Pedintes literários”, de Alba Atróz

Numa tarde que muitos talvez considerem pessimista demais; num baixo-astral meio doido, eu tive uma visão literária bem apocalíptica, tá ligado?... Não sei se me atormentava o fato de sentir que os leitores estavam se extinguindo ou ter a impressão que as leituras de autoajuda estavam suprimindo a grande literatura e o povo estava deixando-se levar por um poder alienador e eu via que, por não

haver senso crítico, as pessoas andavam de um lado a outro como se fossem baratas tontas…

Sei! Tal comparação realística dói... Toda verdade dói... Eu me via parado no meio de uma rua qualquer, bem movimentada, eu lá, no meio de transeuntes apressados mendigando que alguém lesse algo que escrevi... Eu dizia: “Você pode dar-me uma leitura, para matar minha fome de ter uma opinião sobre o que eu escrevo?”... “Dê-me uma esmola, leitor, só uma página, ou uma linha que seja...” ... E ali assistia colegas escritores vivendo o mesmo desespero... E os livros eram pisoteados, desdenhados... E os aparelhos eletrônicos eram consumidos onde antes funcionavam livrarias... E a leitura era inútil…

As músicas não tinham letras... Eram baboseiras... As pessoas não diziam coisas relevantes... E os governantes estavam gordos e riam como hienas porque manipulavam aqueles que não sabiam dar valor e não enxergavam como era

importante ler... Eu vi-me chorando numa esquina... Chorei ao ver um jovem jogando no lixo as obras de Machado... Chorei ao ver a Bíblia sendo usada para manipular somente... Chorei ao ver os contos de Trevisan servindo para tapar buracos de rachaduras... Gritei até perder a voz... Vi que a literatura estava

indo pelo ralo e os escritores viraram mendigos...Eu era um deles…


RESPONDA:

1-)Qual é a crítica social presente no texto?________________________________

2-)Observe a imagem e reflita:


       



(a)Qual atitude é essencial para ser um leitor competente no século XXI?_______

(b)O que você tem lido durante a quarentena?______________________________

(c)Faça um breve resumo da sua leitura___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


OBSERVAÇÃO:PARTE III NA SEQUÊNCIA.

ENTREGAR O MAIS BREVEMENTE POSSÍVEL PARA NÃO HAVER ACÚMULO NAS


ATIVIDADES DO 3ºBIMESTRE.

PROFª:ANA MARIA WHATS +55 11 95838-1446


Nenhum comentário:

Postar um comentário