ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Patrícia - Diógenes História
Atividades da semana de: 03/08 a 07/08
Orientações:
● Leia o texto a seguir, faça a pesquisa solicitada e realize os exercícios propostos:
O Período Vargas: Olga Benário e Luís Carlos Prestes
O governo de Getúlio Vargas se deu em dois momentos, de 1930 a 1945, e de 1951 a 1954, a denominada “Era Vargas”. Figura polemica, Vargas esteve no poder por muitos anos, tendo seu projeto político importância significativa na história do século XX em nosso país. O modelo de estado varguista foi responsável pelo processo de modernização do Brasil, tanto no período autoritário, a partir do Estado Novo, quanto no período democrático e liberal. Seu projeto deixou raízes em herdeiros políticos, assim como em seus opositores antigetulistas.
Como citado no texto a Era Vargas teve diferentes momentos e contextos, escolha um dos momentos elencados abaixo, pesquise sobre ele e faça uma explicação através de um mapa mental:
-Governo Provisório
-Governo Constitucional
-Governo Ditatorial ou Estado Novo
-Governo Democrático
*lembre-se mapa mental é um esquema através de desenho, palavras, setas que transforma um resumo em uma organização lógica de ideias.
Quem foi Olga Benário?
Quem foi Luís Carlos Prestes?
● Entregar as atividades até 13 de Agosto através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588
● Qualquer dúvida entrar em contato com por e mail ou WhatsApp
Ano / série: 3 anos A, B e C
Objetos de estudo: O Período Vargas: Olga Benário e Luís Carlos Prestes
Competências/Habilidades: Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e à saúde de populações humanas, por meio de diferentes indicadores. Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens. Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. Analisar os efeitos da globalização da economia e os processos de interdependência entre as economias nacionais acentuados por esse processo. Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais. Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira. Investigar criticamente o significado dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira. Estabelecer relações entre as obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração.
Tempo de estudo: 2 aulas de 45 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário