sábado, 18 de julho de 2020

ARTES 3º ANO B,C

Escola estadual Omar Donato Bassani

Professora Cristina - disciplina de Arte

Atividades da semana de:20/07 a 27/07

 

Orientações:

 

·         Leia com atenção, copiar as questões e responder

·         Entregar as atividades – No WhatsApp 9 7183-1090 ou no e-mail - csvieira4046@gmail.com

·         Qualquer dúvida - esclarecer no WhatsApp 9 7183-1090

 

Ano/série

3º anos B e C (noturno)

 

Objetos de estudo

 

 

Conhecendo os elementos estruturantes de um projeto.

Competências/habilidades

Entender o que é um projeto e seus elementos básicos

 

 

Tempo de estudo

 

2 aulas

Ação expressiva

Métodos de organização de projetos


Nome do projeto - Escolher um nome para o Projeto, que represente com clareza o foco principal do Projeto - Profissões ligadas às artes visuais e como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir artes visuais;

Definição de responsáveis - Especificar no grupo qual componente/ ou componentes são responsáveis por qual etapa é importante para definir obrigações e responsabilidades. Dessa forma, o trabalho de grupo deve ser estruturado e organizado em função de um problema ou de tarefas a serem realizadas por todos os componentes do grupo. Deixe que os estudantes conversem e definam as atividades e responsabilidades de cada um.

Lista de profissões ou de profissionais do campo de artes visuais – são possibilidades para desenvolver um Projeto - Arquitetura, Design de interiores, Design gráfico, Propaganda, Publicidade, Artes Plásticas, Figurinista, Cenógrafo, Jornalismo, Turismo, Educomunicação, Museologia, Produção Cultural, Rádio e TV, Produção Editorial, Audiovisual, Cinema, Vídeo, Comunicação em Mídias Digitais, Moda, Desenho Industrial, Fotografia, Urbanismo, Conservação e Restauro, História da Arte, Artista Multimídia/Animador, Ilustrador, Caricaturista, Tatuador, Designer de Joias.

● Descrição da Metodologia - Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja:

1.Colaborativa, envolvendo todos os componentes do grupo;

2.Integrativa, envolvendo professores, estudantes e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais.

 

Esboço - Croqui Apresentação de como ficará a obra terminada, com planta do espaço necessário sua exposição (sala de aula, pátio, quadra, corredor etc.).

● Cronograma - Utilização de ferramentas como planilhas digitais (Excel ou google drive), quadros, lousas, cadernos para definição passo a passo de quando e como o projeto será realizado.

● Materialidade - Escolha e seleção de suporte, materiais e ferramentas; em todo trabalho de arte sempre há a combinação de materiais. Cada material é uma matéria que dá consistência física à obra de arte. O corpo, o movimento, do/no corpo, como o Mamoré, a parafina e o feltro, ou, som e o silêncio, são matérias que deixam de ser o que são quando sujeitas à prática artística, perdendo sua crueza de matéria pela passagem para o simbólico. Matérias são peles sobre a carne da obra.

“Separar a matéria de sua obra é impossível. A matéria é insubstituível: a obra nasce como a adoção de uma matéria e triunfa como matéria formada.” (Pareyson).

 

Quando tratamos de materialidade nas artes, seja em qualquer eixo artístico, tratamos principalmente do que podemos ver, perceber e fazer para que a arte ou obra de arte possa existir em um contexto visível e apreciável. Assim tratamos de três peças fundamentais para que tudo se torne possível, o suporte, a ferramenta e a matéria.

a.       O suporte à podemos assim exemplificar, como o que suporta, segura, serve de sustentação para a obra de arte. Nas artes visuais o suporte mais comum é a tela de pintura, pois ela suporta o desenho, a pintura. No eixo música, o principal suporte para o som é a pessoa que segura e toca o instrumento ou sustenta a voz que faz então a melodia. Já no eixo dança como no teatro também temos como principal suporte o corpo do artista, que dá para a arte a possibilidade do gesto.

 

b.      A ferramenta à é sem dúvida nenhuma uma arma que se utiliza para a criação, assim, como o exemplo de suporte para as artes visuais foi a tela, temos como ferramenta o pincel, que é o que vai servir para que a obra de arte seja realizada, na música a ferramenta são os instrumentos musicais ou as cordas vocais, no teatro e na dança as ferramentas podem ainda ser o corpo dos artistas, uma vez que elas são o que sustentam (suporte) mas o que fazem a rate acontecer também.

 

c.       A matéria à pode ser considerada propriamente o que chamamos de material para a arte, sendo assim, é o que se utilizou para que a obra de arte pudesse ser realizada e finalizada, assim a matéria para o nosso exemplo de artes visuais são as tintas, para a música seria a melodia, os sons e para o teatro e a dança, as formas corporais e os gestos.

● Produção final - Breve relato de como será o produto final;

● Avaliação - Avaliar cada etapa do Projeto, utilização de recursos, participação e percurso dos

estudantes.,

 

a. Envolvimento: participação individual e ou coletiva dos componentes do grupo;

b. Eficiência: melhor relação custo/benefício possível para o alcance dos objetivos estabelecidos no projeto;

c. Eficácia: medida do grau em que o Projeto atinge os seus objetivos e metas Impacto (ou efetividade): indica se o projeto tem efeitos (positivos) no ambiente escolar

d. Sustentabilidade: mede a capacidade de continuidade dos efeitos benéficos alcançados através do programa social em questão, após o seu término;

● Bibliografia (fontes bibliográficas, links, ou seja, todas as fontes da pesquisa.

 

Responda:

1)      Quando falamos de definição de responsabilidades qual a melhor forma de estruturar essa definição?

 

2)      Qual o objetivo do nome do projeto?

 

3)      Caso fosse para você desenvolver um projeto, quais profissões no campo de artes visuais, você escolheria? escreva pelo menos quatro.

 

4)      Para que serve o croqui no desenvolvimento do projeto?

 

5)      Explique como precisa acontecer a descrição da metodologia na execução do projeto?

 

6)      Sobre o cronograma como pode ser utilizado?

 

7)      Quais são as três peças fundamentais na materialidade?

 

8)      O que acontece em todo trabalho de arte? E para que serve cada matéria? exemplifique com no mínimo três exemplos.

 

9)      Para concluir a avaliação quais tópicos precisamos observar?

 

10)   Explique o que seria o suporte.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário