Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo
EE OMAR DONATO BASSANI
Pesquise e responda:
O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?
Onde ela aconteceu?
Quais artistas fizeram parte dessa semana?
Qual foi o papel de Mário de Andrade no movimento?
Agora vamos lá! Antes de darmos continuidade na atividade leia uma breve orientação de como fazer uma boa leitura.
Como fazer uma boa Leitura?
O uso da leitura está sempre presente na nossa vida, ela é importante para construirmos conhecimento, e também para compreendermos o mundo, já que vivemos em uma sociedade letrada. Uma boa leitura enriquece o nosso vocabulário. Mas a leitura não está apenas delimitada em uma decifração de símbolos, mas sim em uma boa interpretação, compreensão e aproveitamento da leitura.
Há muitos casos de pessoas com dificuldades em compreensão de leitura, pois lêem um texto inteiro e no final, não compreenderam nada. Essas pessoas lêem passando os olhos nas palavras, mas na verdade não estão nem tendo consciência do que está sendo lido, muitas vezes ficam pensando em outras coisas ao mesmo tempo. Ou lêem várias vezes o mesmo parágrafo para compreender.
Veja algumas dicas de como se livrar deste problema e conseguir compreender os textos e aproveitar mais a leitura:
* Ter concentração na hora da leitura, esqueça o mundo, foque o seu pensamento somente no que você ler.
* Leia lentamente, prestando atenção em cada detalhe para não correr o risco de haver algum engano na compreensão.
* Esteja sempre com um dicionário por perto, pois se caso encontrar uma palavra desconhecida poderá saber o seu significado, ajudando assim na sua compreensão.
* É importante, antes de começar a leitura, saber que tipo de texto é e qual o assunto ele aborda.
* Reserve um local sossegado, aconchegante, e sem nada para tirar a sua atenção.
* Pratique a Leitura! Quanto mais você ler mais gosto você terá pela leitura, e mais facilidade você terá para compreender.
Gostou da dica? espero que sim. agora vamos retomar a atividade. Após a pesquisa da semana da arte moderna, fica mais claro o que os dois fragmentos de poemas de Mário de Andrade irá abordar, em seguida, responda a algumas questões sobre eles.
PAISAGEM Nº 4
Mário de Andrade
Os caminhões rodando, as carroças rodando,
Rápidas as ruas se desenrolando,
Rumor surdo e rouco, estrépitos, estalidos…
E o largo coro de ouro das sacas de café!...
Na confluência o grito inglês da São Paulo Railway…
Mas as ventaneiras da desilusão! a baixa do café!...
As quebras, as ameaças, as audácias superfinas!...
Fogem os fazendeiros para o lar!... Cincinato Braga!...
Muito ao longe o Brasil com seus braços cruzados…
Oh! as indiferenças maternais!...
[...]
Oh! este orgulho máximo de ser paulistamente!!!
Fonte: ANDRADE, M. Pauliceia Desvairada. Poesias Completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.
NOTURNO
Mário de Andrade
Luzes do Cambuci pelas noites de crime...
Calor!... E as nuvens baixas muito grossas,
Feitas de corpos de mariposas,
Rumorejando na epiderme das árvores...
Gingam os bondes como um fogo de artifício,
Sapateando nos trilhos,
Cuspindo um orifício na treva cor de cal...
[...]
Responda:
1- Qual é o tema dos poemas?
2- De que forma os poemas retratam a cidade de São Paulo?
3- Nos dois poemas, há a menção a meios de transporte. Explique quais são os meios de transporte e qual é o efeito de sentido que a presença desses elementos causa nos textos.
4- No verso “Oh! este orgulho máximo de ser paulistamente!!!” vemos o uso do adjetivo “paulistano” ser transformado em advérbio para expressar o modo como se vive. Na sua opinião, como vive a população na cidade de São Paulo?
(obs: A atividade desta semana foi extraída do caderno do aluno Aprender Sempre, mas além da atividade da semana, não deixe de fazer a apostila do aluno 4° bimestre e todo conteúdo do caderno Aprender Sempre - sequencia de atividades 3, até o final deste bimestre.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário