ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Patrícia - História e Diogenes
Atividades da semana de: 16/11 a 30/11
Orientações:
● Leia o texto a seguir, faça a pesquisa solicitada e realize os exercícios propostos:
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA
Os movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade O movimento civil que reivindicava eleições presidenciais diretas no Brasil ficou conhecido como “Diretas Já”, ocorrido em 1983-1984. Diversas manifestações ocorreram a favor das “Diretas Já” por todo o Brasil, o que demonstrava uma clara perda de poder do Regime Militar diante da população. As eleições diretas para Presidente da República no Brasil foram propostas pelo projeto de lei de Dante de Oliveira que, contudo, não foi aprovado pelo Congresso, cuja maioria era governista, o que causou frustação na sociedade brasileira.
A eleição para a presidência em janeiro de 1985 foi indireta. Tancredo Neves, o candidato da oposição, foi então eleito pelo Colégio Eleitoral, vencendo com larga margem de votos – uma resposta que atendia parcialmente os defensores das “Diretas Já”.
*A Campanha das “Diretas Já” lutava pelo direito da população de escolher diretamente seu representante (Presidente da República). Pesquise sobre o movimento, quais foram seus desdobramentos, e elabore um artigo de opinião sobre o tema.
* O que é um artigo de opinião?
O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.
A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
● Entregar as atividades até 16 de novembro através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588
● Qualquer dúvida entrar em contato com por e mail ou WhatsApp
Ano / série: 3 anos A, B e C
Objetos de estudo: Movimentos de Contracultura no Brasil e pelo mundo nas décadas de 60 e 70 do século XX
Competências/Habilidades: Identificar em diferentes documentos históricos os principais movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade.
Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais.
Estabelecer relações entre consumismo e alienação e entre consumismo e negação da solidariedade.
Confrontar proposições e refletir sobre processos de transformação política, econômica e social a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço.
Tempo de estudo: 2 aulas de 45 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário