domingo, 25 de outubro de 2020

PORTUGUÊS 3º ANO A

 Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo 

EE OMAR DONATO BASSANI

Atividade de português – 4° bimestre – Professor Leandro – Semana de 23/10 a 06/11 - 3ºA – 10 aulas

Orientações: Ler os textos, em seguida responder no caderno as perguntas. Enviar por Email. Leh.cql@outlook.com, ou whatsApp. obs. ( pesquisar as palavras que ainda não conhecem, para um melhor entendimento.)

Habilidades:

(EM13LP02A)

Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero. (EM13LP02C) Reconhecer em um texto relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.). 

Conteúdo – Texto Literário - Análise crítica.

Retomando - Com base no caderno do aluno 3º bimestre.


                               LITERATURAS DE LÍNGUAS PORTUGUESA.

                                                                          Adeus. 

Sim, a nova hora é, pelo menos, assaz severa.

Pois já posso afirmar que alcancei vitória: o ranger de dentes, o silvo do fogo, os

suspiros pestilentos moderam-se. Apagam-se todas as lembranças sórdidas. Evolam-se as derradeiras queixas, - ciúme dos mendigos, dos salteadores, dos amigos

da morte, dos excluídos de todas as espécies. - Condenados, se eu me vingasse!

Cumpre ser absolutamente moderno.

Nada de cânticos: manter a posição conquistada. Noite de pedra! O sangue seco

suja-me o rosto, e não posso contar com coisa alguma atrás de mim, a não ser este

horrível arbusto!... O combate espiritual é tão brutal quanto a batalha dos homens;

mas a visão da justiça é unicamente o prazer de Deus.

Entretanto, é chegada a véspera. Recebamos todos os influxos do vigor e da ternura verdadeira. E, à aurora, revestidos de ardente paciência, entraremos as esplêndidas cidades.

Que dizia eu de mão amiga! Já é imensa vantagem poder sorrir dos velhos amores mentirosos e envergonhar essas duplas de embusteiros - vi lá longe o inferno das mulheres; - e ser-me-á dado possuir

a verdade numa alma e num só corpo.

(Abril - Agosto, 1873)

Arthur Rimbaud

(1854-1891)

poeta francês


Após a leitura, reponda.

a) O que Rimbaud propõe neste fragmento de sua obra “Uma estação no inferno”, ao dizer que é preciso ser “absolutamente moderno”?

b) No texto, percebe-se um certo tom de ruptura com o passado, com a tradição. Sendo assim, essa busca pelo “novo”, com a negação do que é considerado “antigo”, influenciou (e continua influenciando) a construção do mundo atual? Justifique. 

c) Descreva o que podem significar as expressões “noite de pedra”, “horrível arbusto” e “manter a posição conquistada”?


LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 O texto que você irá ler é um poema escrito em Língua Portuguesa, representativo ao Continente Africano: Cabo Verde. Quando nos referimos à literatura de língua portuguesa, a primeira ideia que nos vem é o que foi escrito em Portugal (literatura portuguesa) ou no Brasil (literatura brasileira). Mas, e os outros países que têm o português como língua oficial? 

Canção ao Mar (Mar Eterno) – Eugénio Tavares


Oh mar eterno sem fundo sem fim

Oh mar das túrbidas vagas oh! Mar

De ti e das bocas do mundo a mim

Só me vem dores e pragas, oh mar


Que mal te fiz oh mar, oh mar

Que ao ver-me pões-te a arfar, a arfar

Quebrando as ondas tuas

De encontro às rochas nuas


Suspende a zanga um momento e escuta

A voz do meu sofrimento na luta

Que o amor ascende em meu peito desfeito

De tanto amar e penar, oh mar


Que até parece oh mar, oh mar

Um coração a arfar, a arfar

Em ondas pelas fráguas

Quebrando as suas mágoas


Dá-me notícias do meu amor

Que um dia os ventos do céu, oh dor

Os seus abraços furiosos, levaram

Os seus sorrisos invejosos roubaram


Não mais voltou ao lar, ao lar

Não mais o vi, oh mar

Mar fria sepultura

Desta minha alma escura

Roubaste-me a luz querida do amor

E me deixaste sem vida no horror

Oh alma da tempestade amansa

Não me leves a saudade e a esperança


Que esta saudade é quem, é quem

Me ampara tão fiel, fiel

É como a doce mãe

Suavíssima e cruel


Nas mágoas desta aflição que agita

Meu infeliz coração, bendita!

Bendita seja a esperança que ainda

Lá me promete a bonança tão linda!


Após a leitura, reponda.

a) Sobre a estrutura do poema, quantos versos e estrofes ele possui?

b) Caracterize, a partir do que é apresentado pelo poema, o eu lírico e seu possível

interlocutor. Qual(is) a(s) intenção(ões) do eu lírico?

c) Que sentimento o eu lírico evoca ao longo do poema e qual é a súplica dirigida ao mar?

d) Nas expressões “oh mar”, “oh dor”, “oh alma”, qual é o efeito de sentido produzido?

e) Na 4ª estrofe, explique a utilização da palavra “fraguas”.

f) Por que o mar está zangado? Por que o eu lírico pede a ele: “suspende a zanga um

momento e escuta a voz do meu sofrimento”?


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