ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Patrícia - História- DIOGENES
Atividades da semana de: 23/10 a 06/11
Orientações:
● Leia o texto a seguir, faça a pesquisa solicitada e realize os exercícios propostos:
Movimentos de Contracultura no Brasil e pelo mundo nas décadas de 60 e 70 do século XX
Com a juventude sempre houve a possibilidade de alteração da ordem já determinada nas sociedades. Em especial nas décadas dos anos 60 e 70 do século XX, pelo mundo afora e no Brasil, inúmeros jovens iniciaram manifestações conhecidas por movimentos de Contracultura. A partir das alterações dos cenários político, econômico, social e cultural, a juventude global inaugurou uma “nova era” de rebeldias. Como a característica principal do Movimento de Contracultura foi a excessiva e profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões de consumo exacerbados, ou seja, de maneira desenfreada, os jovens que compunham esse movimento de contestação da ordem global promoveram revoluções e, para isso, reelaboraram seus modos de se vestir, seus valores morais e estéticos, distanciando-se dos padrões elitistas e vigentes no mundo. No Brasil, houve representantes que cantaram e com suas vozes reverberaram sua arte para fora dos padrões dominantes aqui impostos. Com Glauber Rocha, o cinema brasileiro passou a ser chamado de Cinema Novo, em que os filmes criticavam as desigualdades sociais e a extrema pobreza.
Agora faça uma reflexão e responda:
Elabore uma dissertação argumentativa sobre os Movimentos de Contracultura, no Brasil e pelo mundo, nas décadas de 60 e 70 do século XX; e compare-a com um outro movimento de contracultura contemporâneo, isto é, o do seu tempo.
(sugestão de movimento de contracultura no Brasil : Tropicália, Cinema Novo, Jovens Cara Pintada).
Sugestão de vídeo para aprofundamento:
https://www.youtube.com/watch?v=sXF590p6cwc&feature=emb_logo
● Entregar as atividades até 16 de novembro através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588
● Qualquer dúvida entrar em contato com por e mail ou WhatsApp
Ano / série: 3 anos A, B e C
Objetos de estudo: Movimentos de Contracultura no Brasil e pelo mundo nas décadas de 60 e 70 do século XX
Competências/Habilidades: Identificar em diferentes documentos históricos os principais movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade.
Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais.
Estabelecer relações entre consumismo e alienação e entre consumismo e negação da solidariedade.
Confrontar proposições e refletir sobre processos de transformação política, econômica e social a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço.
Tempo de estudo: 2 aulas de 45 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário