segunda-feira, 28 de setembro de 2020

PORTUGUÊS 3º ANO B,C

 Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo 

EE OMAR DONATO BASSANI


ROTEIRO 4 Set4/3 -3ºBIMESTRE -SEMANA DE 28/090 A 08/10/20


1. PROFESSOR:ANA MARIA DIAS

anamariadias@prof.educacao.sp.gov.br//What’s do grupo de sala958381446


2.TURMA:3ºano B-C

3. DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA



4. TEMA: Literatura a margem de...//Literatura de Cordel:A origem //Xilogravura “mão na massa”


5. OBJETIVOS:Reconhecer o contexto e as características de produção de cordel, a partir das atividades do Caderno do Aluno do 3º Bimestre.// 



6. HABILIDADE:“Considerar indícios de valores presentes na contemporaneidade manifestos na tessitura de um texto.”// “Analisar criticamente as relações entre a poesia da modernidade e a construção do mundo atual.” //


.

O que faremos???

Conteúdos:Caderno do aluno para o 3ºBimestre páginas 95 a 97São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 3ª série, vol. 3, p. 95-97.

Literatura de cordel; a prosa, a poesia, a modernidade e o mundo atual.

Leitura de um trecho da obra Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros.


***A literatura na construção do mundo atual.//Literatura de cordel.//Literatura africana em língua portuguesa.//Resenha crítica.//Estudo de recursos morfológicos, estilísticos e semânticos.//Planejamento, revisão e autocorreção da produção textual escrita.


ATIVIDADE 1-


Leitura inicial:

“Eu dizia: ‘Você pode dar-me uma leitura, para matar minha

fome de ter uma opinião sobre o que eu escrevo?’... ‘Dê-me

uma esmola, leitor, só uma página, ou uma linha que seja...’”


Trecho de “O pedinte literário”, de Alba Atróz.


Comente a imagem.

Diego Dacal/Flickr/CC BY-SA 2.0

RESPONDA:

1-Qual é a função desse gênero textual?________________________________________


Leitura:Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros




BARROS, Leandro Gomes. Uma viagem ao céu. Ano 1932. Domínio Público. Disponível em: <http:www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5453>. 

Acesso em: 27 jan. 2020. São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 3ª série, vol. 3, p. 97.


2-O que a imagem representa? Ao que você acha que a história se refere?_____________

____________________________________________________________________________

3-Há identificação de personagens no título ilustrado na capa?______________________

4- Descreva com elementos da ilustração da capa que justifique a escolha do título desta obra._______________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

5-Que outro título você daria para esta obra?______________________________________


“Uma viagem ao céu”           Leandro Gomes de Barros


Uma vez eu era pobre             Dei balança de esmola


Vivia sempre atrazado            E fiz lenha do balcão       


Botei um negócio bom           Desmanchei as prateleiras


Porém vendi-o fiado               Fiz delas um marquezão


Um dia até emprestei             Porém roubaram-me a cama


O livro do apurado.               Fiquei dormindo no chão.


6-Que tipo de público teria interesse por essa leitura?_____________________________


Estava pensando na vida                    Pus a mão sobre a cabeça


Como havia de passar                        Fiquei pensando na vida


Não tinha mais um vintém               Quando ao lado do céu


Nem jeito pra trabalhar                     Chegou uma alma perdida


O marinheiro dá venda                     Perguntou era o senhor


Não queria mais fiar.                        Que aí vendia bebida?



7-No trecho lido, há efeito de ironia?____________________________________________

8-Justifique._________________________________________________________________


Revisão do conteúdos :.Literatura de cordel; a prosa, a poesia, a modernidade e o mundo atual.


Leitura de um trecho da obra Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros


Literatura de cordel – a origem

Literatura de cordel; a prosa, a poesia, a modernidade e o mundo atual.

Contexto histórico e social do surgimento da literatura de cordel.


ATIVIDADE 2-

1-O que você sabe sobre literatura de cordel?_____________________________________


Leitura inicial:

Literatura de Cordel


A literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste.


Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos) e a expõem em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria, são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social,

religião etc.


Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo, é composto de formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são

ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.


Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. 


São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel

Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de Uma Viagem ao São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de Uma Viagem ao Céu, uma das suas obras.

São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, 3ª série, vol. 3, p. 96 a 98.


RESPONDA:

1-Após a leitura, descreva o que é literatura de cordel?____________________________


****Literatura de cordel - Folhetos em versos populares de tradição oral.//Possui origem europeia.//Introduzida no Brasil na colonização da Bahia.// Expandiu-se no século XIX para outros estados,principalmente os do Nordeste.//  Registrada por artistas populares de forma oral (cantada),impressa em folhetos rústicos.

 2-Quais temas estão mais presentes na literatura de cordel?_______________________


Literatura de cordel – temas:

**Fatos históricos. // Folclore brasileiro. //Realidade social.// Religião.


3-Quais são as características desse gênero quanto à estrutura?_____________________


Literatura de cordel – estrutura:

***Linguagem coloquial e improvisada. //Efeito de ironia, humor e sarcasmo. //

Composta de rimas de dez, oito ou seis versos em sua maioria.


4-Qual é a relação entre literatura de cordel e música?____________________________

Conheça outras obras de cordel na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.


PARTE III

ATIVIDADE 3-

Angola


1ª)Realizar as atividades do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA Vol.3 das páginas 96 a 107;


Moçambique


2ª)Enviar tudo para a professora pelo e-mail ou what’s acima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário