segunda-feira, 25 de maio de 2020

FÍSICA 3° B ,C


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professor Alessandro


Atividades da semana de: 25/05 A 29/05

Orientações:

     Copiar a teoria no caderno





Série/ Turma
3º B e C

Objetos de estudo
Conhecer o conceito de corrente elétrica

Competências/habilidades
Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo.

Tempo de estudo

2 aulas




Corrente elétrica


Corrente elétrica é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica, como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico. A capacidade de condução elétrica dos materiais depende diretamente da intensidade do potencial elétrico que lhes é aplicado, bem como da sua natureza: enquanto os materiais condutores são facilmente percorridos por correntes elétricas, materiais isolantes oferecem grande resistência a elas.
A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).

Fórmula da corrente elétrica

A corrente elétrica é definida pela razão entre o módulo da carga elétrica que passou através do condutor e o intervalo de tempo em que essa corrente elétrica foi mantida. Confira a fórmula da corrente elétrica a seguir:


i – corrente elétrica (A)
ΔQ – carga elétrica (C)
Δt – intervalo de tempo (s)
 É possível relacionar a corrente elétrica com o número de elétrons que atravessam um corpo condutor durante um determinado intervalo de tempo. Observe:


n – número de elétrons

e – carga elétrica fundamental (e = 1,6.10-19 C)


Tipos de corrente elétrica


Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente direta e corrente alternada. A corrente direta é aquela na qual os elétrons movem-se em um único sentido. Esse tipo de corrente é comum em dispositivos que utilizam baixas tensões, como eletrônicos em geral.
A corrente alternada é caracterizada pelo movimento oscilatório dos elétrons. Nesse tipo de  corrente, uma rápida inversão de polaridade do potencial elétrico faz com que os elétrons movam-se em vai e vem em torno de uma posição fixa. A corrente elétrica alternada é utilizada principalmente em motores elétricos e na transmissão de eletricidade: a corrente elétrica que chega às nossas residências, disponibilizada nas tomadas, é uma corrente elétrica alternada.
A transmissão de eletricidade é feita em corrente alternada por efeito da vantagem que esse tipo de corrente apresenta em relação à corrente direta. Em razão do menor caminho percorrido pelos elétrons, as perdas por efeito Joule são menores quando se utiliza a corrente alternada.

Efeitos da corrente elétrica


A passagem da corrente elétrica pode causar diversos efeitos diferentes de acordo com o meio que a conduz. Confira alguns dos efeitos mais comuns:
     Efeito térmico: Quando a corrente elétrica encontra alguma resistência a sua passagem, ocasiona aquecimento, em razão do efeito Joule.
     Efeito magnético: Condutores atravessados por uma corrente elétrica produzem campos magnéticos, como no caso das bobinas usadas em ímãs artificiais.
     Efeito luminoso: Quando algum condutor sofre grandes aquecimentos, é possível que passe a emitir luz visível, como no caso das lâmpadas incandescentes.



Corrente elétrica e potência elétrica


A partir da intensidade da corrente elétrica e da resistência elétrica de algum material, é possível calcular a quantidade de calor que é dissipada em razão do efeito Joule. Confira as fórmulas que são usadas para o cálculo da potência dissipada:


P – potência elétrica (W)
R – resistência elétrica (Ω)
 i – corrente elétrica (A)
U – tensão elétrica (V)





Nenhum comentário:

Postar um comentário